Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Friday, January 16
    Tendências:
    • Anfavea Prevê Crescimento de 3,7% na Produção de Veículos até 2026
    • Acre Receberá R$ 16,9 Milhões em 2026 Para Salário de Agentes de Combate às Endemias
    • Concursos 2026: Mais de 100 mil vagas e salários que podem chegar a R$ 30 mil!
    • Acre Registra Sete Entregas Voluntárias de Crianças para Adoção em 2025
    • Rio Branco em Alerta: Prefeitura Acompanha Nível do Rio Acre e Adota Medidas de Segurança
    • ACISA Estende Campanha Natal de Prêmios até 20 de Janeiro – Participe já!
    • Cobertura 5G no Acre: Apenas 46% da População Conectada
    • Governo do Acre Aumenta Monitoramento do Rio Juruá Para Prevenir Alagamentos
    Acre Verdade
    • Home
    • Cultura
    • Economia
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Tecnologia
    Acre Verdade
    Home»Economia»Anfavea Prevê Crescimento de 3,7% na Produção de Veículos até 2026
    Anfavea Prevê Crescimento de 3,7% na Produção de Veículos até 2026

    Anfavea Prevê Crescimento de 3,7% na Produção de Veículos até 2026

    Economia 15/01/2026
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp Copy Link

    Expectativas otimistas em meio a incertezas no setor automotivo brasileiro

    A produção de veículos no Brasil, que abrange automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, deve aumentar 3,7% até 2026, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Esse crescimento será impulsionado principalmente pela produção de veículos leves, como automóveis e comerciais, que, segundo as projeções, devem registrar uma alta de 3,8% neste ano.

    Além disso, a expectativa é que o licenciamento desses veículos cresça em torno de 2,7% neste ano, conforme a Anfavea informou. “Continuamos enfrentando um ano de dificuldades”, comentou Igor Calvet, presidente da Anfavea, durante uma coletiva de imprensa realizada em São Paulo.

    Calvet destacou que há um otimismo contido em relação ao setor automotivo. “Os números devem continuar a crescer, mas fatores de imprevisibilidade permanecem. Neste momento, estamos lidando com questões geopolíticas significativas que podem impactar a cadeia de fornecimento. Também estamos no período que precede a implementação da reforma tributária, o que exige que estejamos vigilantes. Por isso, estamos propondo revisar nossas projeções trimestralmente, acompanhando de perto cada desenvolvimento”, acrescentou.

    No ano passado, a produção de veículos cresceu 3,5% em relação a 2024, totalizando 2,6 milhões de unidades fabricadas e mantendo o Brasil na oitava posição no ranking mundial de produção. As vendas, por sua vez, alcançaram 2,69 milhões de unidades em 2025, representando um aumento de 2,1% em relação ao ano anterior, posicionando novamente o Brasil na sexta posição no ranking mundial de mercado.

    Calvet observou que esses resultados foram inferiores ao que era esperado para 2025, uma vez que a Anfavea havia projetado um crescimento de 7,8% na produção e 5% no licenciamento. No entanto, ele enfatizou que 2025 ainda foi um ano positivo para o setor automotivo. “Embora o crescimento do mercado tenha sido de 2% e a produção de 3%, foi um ano marcado por instabilidades, com diversas questões geoeconômicas impactando o setor”, detalhou.

    Outro ponto levantado pelo presidente da Anfavea foi o aumento das taxas de juros, que subiram de 12% em 2024 para 15% atualmente. “O mercado automotivo é bastante sensível a essas flutuações, o que acabou resultando em números menores, embora ainda positivos”, completou.

    Comércio Externo

    Além do desempenho nas vendas e na produção, o setor automotivo brasileiro também registrou um bom desempenho nas exportações, com um crescimento de 32,1% e aproximadamente 529 mil unidades vendidas no período. “As exportações foram surpreendentes em 2025, especialmente para a Argentina, que teve um crescimento de 85% em relação a 2024. Nossos embarques ao exterior superaram as importações, que também se mantiveram em níveis elevados, com quase meio milhão de veículos importados no Brasil no ano passado”, informou Calvet.

    Para 2026, a expectativa é que as exportações cresçam cerca de 1,3%. Em contrapartida, as importações aumentaram 6,6%, principalmente devido à entrada de veículos fabricados em países sem acordos de livre comércio com o Brasil, como a China, que representou 37,6% dos 498 mil veículos importados no ano passado.

    “Acreditamos que, neste ano, as importações podem diminuir, pois novos entrantes no mercado planejam iniciar suas produções em 2026. Isso é uma excelente notícia, pois o que antes era importado agora será fabricado no Brasil. Porém, o comércio exterior ainda enfrentará desafios, especialmente na busca por acordos comerciais importantes e na promoção de relações com a Argentina e a Colômbia, onde tivemos problemas no último ano”, comentou.

    Programa Move Brasil

    Durante a coletiva, Calvet também expressou preocupações sobre a reforma tributária, uma vez que as alíquotas que incidirão sobre o setor automotivo ainda não foram definidas. “A falta de clareza sobre as alíquotas que afetarão nossos produtos dificulta o planejamento do setor, especialmente a menos de um ano da implementação da reforma tributária. Além disso, enfrentamos o desafio de acessar novos mercados, pois nossos tradicionais parceiros na América do Sul estão sendo atraídos por concorrentes internacionais”, explicou.

    Outro aspecto que preocupa a Anfavea é o segmento de caminhões, que apresentou uma queda de 46,4% na produção no ano passado e uma diminuição de 9,2% nos emplacamentos. “A produção de caminhões está intimamente ligada ao PIB. Se o PIB cresce, o mercado de caminhões deveria acompanhar esse crescimento, especialmente porque nossa produção é escoada pelo modal rodoviário. Entretanto, as altas taxas de juros estão dificultando esse crescimento”, concluiu Calvet.

    Notícias relacionadas

    Economia 15/01/2026

    ACISA Estende Campanha Natal de Prêmios até 20 de Janeiro – Participe já!

    Economia 15/01/2026

    Renovação Automática da CNH: Mais de 1,5 Mil Motoristas Acreanos Beneficiados

    Economia 15/01/2026

    Acre Renova Gratuitamente CNH de Mais de 1,5 Mil Motoristas: Entenda os Benefícios

    publicidade
    Logotipo acre verdade

    Categorias

    • Política
    • Saúde
    • Entretenimento
    • Cultura
    • Economia
    • Esportes
    • Tecnologia
    publicidade
    © 2026 Acre notícias. todos os direitos reservados
    • Política de Privacidade
    • Termos
    • Sobre o Acre Verdade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.