Na manhã desta quarta-feira, 18 de outubro, o governo do acre deu início ao arraial Cultural 2025 com um evento de lançamento oficial no Cine Teatro Recreio, localizado no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco. O governador Gladson Cameli esteve presente e ressaltou a relevância da festa para a economia local, o fortalecimento das tradições culturais e o impacto social que o evento promete gerar. Em uma conversa descontraída no programa ac24horas Play, ele expressou sua gratidão a todos que se dedicaram na organização do evento.
Cameli enfatizou que o arraial Cultural é um impulso significativo para a economia, abrangendo diversos setores, como a culinária, apresentações artísticas e a rede hoteleira. “Estamos promovendo o potencial das nossas festas juninas, que não só enaltecem o acre, mas também colocam o estado em destaque no brasil e no mundo. É vital reconhecer o trabalho conjunto de todos, desde o governo até os voluntários, que se empenham diariamente para garantir um protagonismo crescente das festividades juninas no acre”, afirmou o governador.
Ao compartilhar suas expectativas para este ano, Cameli destacou o crescimento contínuo do evento e a crescente representatividade das quadrilhas juninas acreanas a nível nacional e internacional. “Certamente, a cada ano, a festa se expande e se diversifica, pois a cultura é sinônimo de saúde, vida e educação. Precisamos, cada um em sua área, incentivar essa movimentação para criar oportunidades, especialmente para a juventude do nosso estado”, pontuou.
O governador também fez questão de convidar a população para participar do evento, lembrando que este é o primeiro ano em que as quadrilhas juninas são reconhecidas como comunidades culturais do acre. “Quero garantir a todos que esta será uma oportunidade única. Estamos preparando a melhor festa, tanto da expoacre quanto das festas juninas do nosso estado. É uma chance para que as famílias se reúnam, permitindo um reencontro entre as comunidades do interior e da capital. Precisamos mostrar ao mundo o potencial que o acre possui. Como um verdadeiro acreano, quero proporcionar experiências memoráveis e estou confiante de que, com base nas experiências anteriores, este ano será ainda melhor, graças aos investimentos e à organização aprimorada que estamos promovendo. Teremos grandes oportunidades para que cada acreano mostre seu talento, seja na cultura ou no agronegócio”, destacou Cameli.
Em relação aos investimentos, o governador anunciou que serão alocados R$ 2,15 milhões de recursos próprios do governo para o arraial Cultural. “Isso reflete a saúde financeira equilibrada do estado e a união de esforços entre as equipes, especialmente a FEM, sob a liderança do Minoru, que tem realizado um trabalho excepcional. Com o apoio do governo federal, conseguimos o maior volume de recursos da história para fomentar nossa cultura. O principal objetivo é incentivar as atrações musicais, as quadrilhas juninas, a feira de artesanato e a gastronomia típica, celebrando o que cada região do acre tem a oferecer”, acrescentou.
O presidente da Fundação de cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, também fez parte do evento e anunciou que as apresentações das 15 quadrilhas juninas, incluindo grupos do interior, terão início no primeiro dia do arraial. A premiação para os participantes este ano será de R$ 150 mil, abrangendo categorias como casal caipira mirim e rei e rainha da festa junina.
Kinpara também destacou que toda a arrecadação do arraial será destinada à APAE, demonstrando o compromisso do evento com a responsabilidade social. “Queremos que o arraial seja um espaço para todas as idades, desde crianças até os mais velhos, sempre priorizando a segurança e o bem-estar de todos. Este ano, o ambiente da Gameleira será especialmente preparado e iluminado, mas a verdadeira beleza do evento vem da presença do público. Portanto, convidamos todos a prestigiar e celebrar a vida através da cultura”, concluiu.
Maria do Carmo, presidente da APAE de Rio Branco, também fez um apelo à população, destacando a importância do evento para a instituição e para a comunidade. “Estamos envolvidos com a população de forma geral e pedimos a todos que participem do arraial. É uma oportunidade não apenas para a APAE, mas para todos. E não esqueçam de contribuir com nosso bingo solidário”, afirmou.
Cleyber Ribeiro, primeiro-secretário da Liga de Quadrilhas Juninas, reforçou a importância do arraial Cultural para o movimento junino no acre e a parceria com o governo. “Estamos nos preparando desde janeiro e, agora, a 23ª edição está sendo realizada com um suporte significativo do governo, o que tem elevado as expectativas para o evento”, finalizou.
O arraial Cultural 2025 acontecerá entre os dias 24 e 29 de junho, na Gameleira, com a expectativa de atrair um grande público e celebrar a rica cultura acreana.