Fórum das Amazônias: Uma Celebração Cultural
Rio Branco (AC) será palco, nesta quinta-feira, 11 de dezembro, do “Fórum das Amazônias: Linguagens e Identidades – Cultura em Movimento Criativo”, a partir das 14h. Organizado pelo Comitê de Cultura do Acre, o evento representa o fechamento das atividades do ano e se estabelece como um espaço essencial para a reflexão e o fortalecimento das culturas locais.
Com uma programação que abrange solenidades, painéis teóricos e intervenções artísticas, o Fórum reunirá artistas, gestores e lideranças no Centro de Convivência da Universidade Federal do Acre (Ufac). A noite de encerramento será ainda marcada por uma integração especial com o Festival Varadouro.
Este evento é o terceiro promovido pelo Comitê de Cultura. Em novembro de 2024, foi realizado o Fórum Cultura do Vale no território indígena Puyanawa (Mâncio Lima), e em março deste ano, aconteceu o Fórum Cultura do Vale Acre Purus.
O Fórum das Amazônias visa reunir um ecossistema cultural vibrante, englobando artistas, pesquisadores, escritores, comunicadores, lideranças indígenas, mestres da cultura, e diversos outros agentes que trabalham para enriquecer a multiplicidade cultural da região.
Leia também: Cônsul Adjunta da Itália em Jundiaí: Novas Conexões Culturais e Econômicas
Leia também: Edital de Fomento Cultural em Sergipe: Resultados e Prazo Reaberto para Envio de Documentação
Para aqueles que não puderem comparecer, o painel de abertura será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Mídia NINJA.
Programação do Fórum
A programação do Fórum das Amazônias será dividida em dois momentos principais, seguidos de apresentações artísticas:
- Painel de Abertura: Linguagens e Identidades – Cultura em Movimento Criativo
Leia também: Cultura e Sustentabilidade: Pedal da Gentileza e III Festival Afrocearensidades Agitam a Sabiaguaba
Leia também: Azougue Festival de Cultura Popular Celebra 80 Anos de Mestre Salustiano
O tema central do painel destaca a Amazônia como um território dinâmico, pleno de várias expressões, saberes e modos de viver. O conceito de “Linguagens” abarca não apenas as línguas, mas também as formas de narrar, cantar, escrever, representar e viver o mundo, incluindo linguagens corporais, espirituais, artísticas, científicas, tradicionais, urbanas e ancestrais.
Por sua vez, “Identidades” aborda as trajetórias individuais e coletivas que emergem desse mosaico cultural diversificado, abrangendo identidades indígenas, ribeirinhas, negras, periféricas, acadêmicas, artísticas e comunitárias, todas em constante transformação. Já o conceito de “Cultura em Movimento Criativo” ressalta a habilidade da Amazônia em se reinventar, criar novos significados e fortalecer suas memórias.
O painel contará com a participação de especialistas reconhecidos na área:
- Karla Martins – Contadora de histórias
- Raquel Ishii – Doutora em Letras: Linguagem e Identidade (UFAC, 2023) e professora adjunta do Curso de Letras/Inglês da UFAC
- Toinho Alves – Jornalista e escritor
- Francisco Puyanawá – Mestre da medicina da floresta
- Claudia Toledo – Coordenadora-geral e pedagógica do Comitê de Cultura do Acre
- Roda de Conversa: Autogestão em Linguagens e Identidades
No segundo momento, será promovido um diálogo aberto sobre como as práticas de autogestão podem fortalecer identidades, dinamizar linguagens artísticas e aumentar a autonomia e sustentabilidade das iniciativas criativas na Amazônia. O painel contará com a presença de artistas, coletivos, mestres tradicionais e organizações culturais.
Os participantes confirmados são:
- Brenn Souza – Presidente da Federação de Teatro do Acre (Fetac)
- Isa Amsterdam – Produtora e cineasta
- Xiú Shanenawá – Presidente da Organização das Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia (Sitoakore)
- Jayce Brasil – Socióloga
- Mag Da Lina – Artista de Hip Hop
- Ibã Huni Kuí – Liderança indígena do Movimento de Artistas Huni Kuin (Mahku)
- Bia Berkman – Artista e produtora cultural
O Fórum das Amazônias é uma realização do Comitê de Cultura do Acre, contando com o apoio do Governo Federal, através do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) do Ministério da Cultura (MinC). A Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Semana Varadouro, organizada pela Eita Pau Produções e pela Mídia Ninja, também são parceiras do evento.
