Inscrições Abertas para Formação de especialistas
O Ministério da Saúde está promovendo a formação de especialistas em áreas fundamentais para o Sistema Único de Saúde (SUS) e, para isso, abriu inscrições para instituições interessadas em oferecer programas de residência médica e multiprofissional. Ao todo, serão disponibilizadas 4 mil bolsas, o que representa o maior volume de financiamento da pasta nos últimos dez anos.
Leia também: Acre Celebra o Dia Mundial do Turismo: Potenciais e Diversidade de Experiências em Foco
Desse total, 3 mil bolsas são destinadas a programas de residência médica em especialidades como anestesiologia, cirurgia oncológica e radiologia. As outras mil bolsas contemplarão programas multiprofissionais, abrangendo áreas da saúde como atenção à saúde da mulher, enfermagem obstétrica e saúde mental.
Universidades e hospitais federais vinculados aos ministérios da Saúde e da Educação, instituições públicas estaduais, municipais e distritais, além de organizações privadas sem fins lucrativos, podem participar. As inscrições devem ser feitas até 20 de outubro através do sistema SIG-Residências.
Leia também: Acre Celebra o Dia Mundial do Turismo: Potenciais e Diversidade de Experiências em Foco
Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, explicou que essa ação faz parte do programa “Agora Tem especialistas” e visa aumentar a formação de profissionais em regiões que enfrentam maiores dificuldades. “É uma iniciativa fundamental, pois permite que instituições que desejam criar programas de residência consigam bolsas para seus residentes”, destacou.
Com foco na Amazônia Legal, o governo priorizará a concessão das bolsas para estados como o Acre, com o intuito de diminuir as desigualdades regionais e aumentar o acesso da população a serviços de saúde especializados. Programas já existentes também poderão receber bolsas adicionais, desde que ampliem suas vagas e sejam avaliados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional (CNRMS).
De acordo com Proenço, o investimento do Ministério da Saúde em programas de residência em 2025 será de R$ 1,8 bilhão, um aumento de 32% em relação ao que foi aplicado em 2023. “Depois de uma interrupção em 2023, o Pró-Residência foi reativado e agora vive sua maior expansão em uma década. Isso contribuirá significativamente para a formação de especialistas no Brasil, melhorando a distribuição desses profissionais e, consequentemente, reduzindo o tempo de espera para atendimento da população”, enfatizou.