Transmissão ao vivo expõe vulnerabilidades no sistema de segurança
Um vídeo que circulou nas redes sociais nesta terça-feira (9) chamou a atenção para a situação no Centro Socioeducativo do Acre. Nele, adolescentes internados na unidade aparecem realizando uma transmissão ao vivo, utilizando um celular, uma prática que vai contra as regras estabelecidas para o local. As imagens levantaram sérias questões sobre a segurança e os procedimentos vigentes na instituição.
De acordo com informações que foram apuradas, o aparelho celular em questão pertenceria a um professor de barbearia que presta serviços no centro. Fontes envolvidas no incidente relataram que, normalmente, o protocolo exigiria que o educador fosse encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla) para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. Contudo, uma ligação de um superior na unidade teria impedido que a condução fosse realizada.
Atualmente, aproximadamente 30 adolescentes estão sob medidas socioeducativas na unidade conhecida como Centro Aquiri. A direção da instituição foi contatada para comentários sobre o incidente, mas optou por não se manifestar.
Ações na Assembleia Legislativa do Acre abordam questões sociais
Durante uma sessão da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta quarta-feira (10), o deputado Tio Pablo (PSD) abordou diversas ações voltadas para o fortalecimento de programas sociais, incluindo a assistência a crianças neurodivergentes em diferentes municípios do estado. O parlamentar anunciou a destinação de recursos significativos para essas iniciativas.
Conforme informado por Tio Pablo, estão em tramitação a liberação de mais de R$ 50 mil para a Associação Azul, localizada em Rio Branco, além de R$ 100 mil para a Prefeitura de Acrelândia e cerca de R$ 140 mil destinados às cidades de Sena Madureira e Plácido de Castro. Os valores, já alocados, serão usados para apoiar crianças neurodivergentes e suas famílias, tanto na elaboração de laudos quanto em terapias.
“Esse trabalho é realizado em parceria com entidades que já atuam em nossos projetos sociais. Em Sena Madureira, por exemplo, já acompanhamos 100 crianças enquanto em Acrelândia, 50 famílias estão sendo atendidas. Além disso, estamos promovendo melhorias em espaços e contratando profissionais para assegurar um atendimento de qualidade”, declarou Tio Pablo.
O deputado ainda destacou que outros laudos, que devem totalizar cerca de 200, estão sendo acompanhados pela APAE, garantindo a continuidade dos serviços em diversas regiões do Estado. Durante sua fala, Tio Pablo também se esforçou para esclarecer dúvidas levantadas anteriormente, reafirmando que não há ligação entre seu trabalho e a Fundação Hospitalar. “Quero deixar evidente: não existe relação entre o que fazemos e a Fundação. Em nenhum momento eu pratiquei o que chamam de estelionato político. Apenas prometemos aquilo que é viável cumprir, com total transparência e responsabilidade”, enfatizou.
Além disso, o deputado compartilhou a situação enfrentada por famílias de Capixaba, que aguardam por mais de três anos por consultas com neuropsicólogos. Ele solicitou que os pais se organizem para apresentar a documentação necessária do SUS, a fim de fortalecer as reivindicações junto à Fundhacre.
Para finalizar, Tio Pablo agradeceu ao prefeito de Acrelândia, Olavinho Boiadeiro, pela colaboração com a associação de mães atípicas do município. O prefeito comprometeu-se a disponibilizar espaços adequados e materiais lúdicos para as terapias infantis. “Esses investimentos são fundamentais para garantir que nossas crianças tenham acompanhamento, laudos e ambientes de aprendizagem bem equipados, em um esforço conjunto entre o poder público e as associações de mães”, concluiu o parlamentar.
Instituto Federal do Acre oferta vagas para docentes em pós-graduação
Em outra frente, nesta semana, o Instituto Federal do Acre (Ifac) lançou o Edital nº 10/2025, que abre inscrições para a seleção de professores formadores para o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem). Este curso é oferecido pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
As vagas são destinadas exclusivamente a docentes efetivos do Ifac, que terão a chance de atuar em atividades de ensino e orientação na modalidade de Educação a Distância (EaD), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Conforme especificado no edital, cada professor selecionado receberá uma bolsa de R$ 1.850,00 por cada 15 horas de aula ministradas, respeitando os limites do sistema UAB. O pagamento será realizado diretamente pela Capes, sem vínculo empregatício com o instituto.
Estão disponíveis diversos componentes curriculares, incluindo Gestão e Coordenação Pedagógica no Ensino Médio, Educação como Direito Humano, Justiça Curricular, Oficina de Libras, e Estratégias para Avaliação e Planejamento Curricular, entre outros.
Para se candidatar, o interessado deve ter pelo menos um título de mestre, um ano de experiência no magistério superior, e comprovar atuação em EaD em funções como professor formador, tutor ou conteudista. A disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades também é um requisito.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 21 de setembro de 2025, através de um formulário eletrônico disponível em um link específico. O resultado preliminar será anunciado no dia 3 de outubro, com um período para recursos de 4 a 8 de outubro. A lista final dos selecionados será divulgada em 10 de outubro, no portal de editais do Ifac.