Mês de Contrastes Climáticos no Acre
Setembro promete ser um mês de contrastes no Acre, com a previsão de dias quentes interrompidos por frentes frias e temporais isolados. Segundo a análise do pesquisador Davi Friale, publicada no portal O Tempo Aqui, o clima deve se comportar “dentro da média”, mas com a possibilidade de eventos climáticos extremos.
A primavera se inicia oficialmente em 22 de setembro, quando ocorre o equinócio, marcando a igualdade de horas entre dia e noite. A partir do dia 23, os dias começam a se alongar, enquanto as noites se encurtam.
“Em setembro, as temperaturas no Acre geralmente variam entre 31ºC e 33ºC, podendo ultrapassar os 38ºC. Entretanto, não podemos descartar a possibilidade de ondas de frio. Historicamente, as menores temperaturas registradas nesse mês foram de 10,0ºC em Rio Branco e 10,4ºC em Tarauacá”, destacou Friale.
Aumento das Chuvas e Formação de Temporais
Ao se comparar com agosto, setembro traz um aumento expressivo na média de chuvas, especialmente nas regiões centrais do estado e no vale do Juruá. Em Rio Branco, a média histórica de precipitação neste mês é de 93,6mm, em contraste com os 57,0mm registrados no mês anterior.
“Setembro é um mês de transição. Embora as chuvas aumentem, o calor persiste, criando condições favoráveis para a formação de temporais, com ocorrência de raios e ventanias, especialmente com a chegada de frentes frias”, comentou Davi Friale. Ele também lembrou que as maiores chuvas já registradas em 24 horas neste mês foram de 95,0mm em Rio Branco (no ano de 2014) e 105,0mm em Cruzeiro do Sul (em 1978).
Previsões para os Próximos Anos
A análise climática realizada por Friale sugere que o comportamento do clima em setembro deve continuar seguindo a média histórica. No entanto, ele alerta para a possibilidade de eventos extremos, como dias de calor incomum e quedas bruscas de temperatura.
“A expectativa é de que haja pelo menos duas incursões de ar polar, uma das quais deverá resultar em uma queda moderada na temperatura. Além disso, temporais localizados, caracterizados por chuvas intensas, mas de curta duração, também são bastante prováveis”, concluiu.