Conflito Político no MDB
A eleição para a presidência regional do MDB, que ocorrerá nesta sexta-feira (29), intensificou as disputas nos bastidores da política acreana. O embate é entre o atual presidente, Vagner Sales, e o deputado estadual Tanízio Sá. Rumores apontando um suposto envolvimento do governo estadual na campanha de Tanízio como um “cabo eleitoral” foram prontamente rebatidos por dois membros da administração: a vice-governadora Mailza Assis (PP) e o secretário de Governo, Luiz Calixto.
Leia também: Policial Penal Acusado de Homicídio em Julgamento em Setembro: O Caso que Chocou a Expoacre
Em uma gravação compartilhada com o Blog do Crica, Mailza Assis enfatizou sua posição de neutralidade: “Não participarei da disputa interna do MDB e não me envolverei de forma alguma, somente voltarei a dialogar com o partido após a nova executiva ter sido formada”. Luiz Calixto, por sua vez, acrescentou: “As questões internas do MDB devem ser resolvidas pelo próprio partido. O governo não interferirá nas Eleições de suas filiações”.
Apesar da crescente tensão, ambos os candidatos têm se esforçado para manter uma postura civilizada. Vagner Sales, por exemplo, declarou que “as divergências sempre foram resolvidas pelo voto”, enquanto Tanízio Sá argumentou que a alternância de poder faz parte do processo democrático. Marcus Alexandre, presidente do diretório municipal e vice na chapa de Sales, confirmou que Tanízio o procurou, mas reiterou sua lealdade ao atual presidente, projetando uma futura unificação do partido após a eleição.