Índices de poluição do Ar em Quatro Municípios do Acre
Quatro cidades do Acre estão enfrentando problemas relativos à qualidade do ar, com níveis de partículas respiráveis excedendo as recomendações de saúde. Feijó, por exemplo, se destaca negativamente, apresentando 15.6 µg/m³ (microgramas de partículas finas por metro cúbico), um número alarmante que é 3.1 vezes superior ao limite sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além de Feijó, a capital Rio Branco também apresenta níveis preocupantes, marcando 12.8 µg/m³. Outras cidades afetadas incluem Bujari e Brasiléia, com índices de 11.8 µg/m³ e 11.2 µg/m³, respectivamente. Em contraste, outros municípios do estado either alcançam índices dentro do considerado normal ou não possuem sensores para medir a poluição.
Os dados demonstram que as cidades acima foram classificadas com qualidade do ar “moderada”. A recomendação para a população é clara: durante atividades ao ar livre, o uso de máscaras é aconselhado, além do uso de purificadores de ar em ambientes internos. Também é sugerido que se evitem exercícios físicos ao ar livre quando a qualidade do ar está comprometida.
Vale lembrar que as informações aqui apresentadas foram consultadas na manhã do dia 21 e são suscetíveis a atualizações a qualquer momento. Portanto, a população deve permanecer atenta às mudanças nos índices de poluição.