golpe nas Redes Sociais
Um anúncio enganoso tem circulado nas plataformas sociais atribuindo ao Banco Central uma suposta indenização de até R$ 10 mil destinada a usuários do PIX entre 2020 e 2025. A afirmação é incorreta e trata-se de um golpe.
O boato ganhou força nas redes da Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads) na última terça-feira (15), apresentando a seguinte mensagem: “Atenção! Todos que utilizaram o PIX nesse período podem receber uma quantia como pedido de desculpas.” O post inclui um vídeo manipulado de uma reportagem da Record, onde um repórter menciona o pagamento da indenização relacionado a um vazamento de dados.
Ao fim do vídeo, um botão de “saiba mais” redireciona as vítimas para um site que simula a aparência do Banco Central, utilizando seu logo e cores oficiais.
A Face do golpe
Esse material enganosos está disponível na Biblioteca de Anúncios da Meta, que fornece informações sobre todas as propagandas veiculadas nas plataformas. Os anúncios aparecem com base em idade, localização e interesses do usuário.
Ao acessar o site fraudulento, o usuário é solicitado a informar seu CPF para verificar se há valores a receber. O site utiliza diversos truques para parecer legítimo, como a exibição de um trecho modificado do Jornal Nacional, no qual William Bonner e Renata Vasconcellos falam sobre a indenização, alegando que “mais de 200 milhões de brasileiros foram impactados por esse vazamento”.
Após isso, surgem diálogos interativos com uma assistente do Banco Central, que encoraja as vítimas a confirmarem dados pessoais para prosseguir. O site ainda apresenta comprovantes de transferências falsificadas.
Porém, o site também exige um pagamento de taxa para que a indenização seja liberada, alegando que se trata do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) do valor a ser recebido. Na realidade, isso representa uma armadilha, onde as vítimas fornecem informações pessoais e transferem R$ 58,20 para os criminosos.
Desmentindo o Boato
Em contato com o Fato ou Fake, o Banco Central confirmou que a indenização mencionada é completamente falsa. O site que promove o golpe é apenas um meio para fraudes. O único site oficial do Banco Central é bcb.gov.br.
Além disso, as reportagens utilizadas nos vídeos foram manipuladas com o auxílio da inteligência artificial. O Fato ou Fake submeteu as gravações ao Hive Moderation, que revelou 99,9% de chance de que os áudios tenham sido gerados por tecnologia de IA. A reportagem original da Record foi ao ar em 4 de junho de 2025, discutindo a nova função de PIX automático, sem mencionar qualquer tipo de indenização.
Embora o Fato ou Fake não tenha conseguido identificar qual vídeo do Jornal Nacional foi distorcido para a fraude, não encontrou nenhuma reportagem que mencionasse pagamentos a “usuários do PIX entre 2020 e 2025”. Portanto, reiteramos: a indenização anunciada é #FAKE.