Artesãos Acreanos em Destaque
O artesanato do Acre transcende a simples função de objetos de decoração, acessórios ou itens presentes. Cada peça é uma verdadeira expressão da identidade dos empreendedores que atuam no ramo da economia sustentável. Essa proposta, que une qualidade superior à consciência ambiental, vem conquistando destaque não apenas no Brasil, mas também no cenário internacional. Recentemente, dois artesãos do Acre fizeram história ao participarem da primeira missão conjunta ao mercado europeu. Maqueson Pereira da Silva e Rodney Paiva Ramos foram selecionados dentre mais de 600 inscritos de todo o país para representar o estado na Jornada Exportadora Lisboa – 2025.
Durante a intensa semana em Lisboa, os artesãos se envolveram em diversas atividades, incluindo uma rodada de negócios com compradores de Portugal e de outros países europeus, como Alemanha, Reino Unido, Itália, França e Espanha. “A rodada de negócios é um indicador importante do cenário comercial em Portugal e em outros mercados europeus”, afirmou Maqueson, proprietário da Marchetaria do Acre. Ele relembrou sua trajetória de mais de 30 anos no setor, ressaltando que sua empresa figura entre as 100 maiores do Brasil no segmento de artesanato. “Esta é a quinta vez que estamos nessa lista, o que é uma conquista significativa para nós”, celebrou.
Interesse do Mercado Europeu
Na ocasião, quase 80% das empresas presentes na rodada mostraram interesse pelas peças de Rodney Paiva, da Biojoias Cores da Mata. “A jornada exportadora foi um verdadeiro sucesso. Doze empresas participaram e dez delas se mostraram interessadas em conversar comigo. Dessas, quatro solicitaram a tabela de preços e ficaram encantadas com o nosso trabalho, elogiando o acabamento e a qualidade das peças”, comemorou o artesão.
Logo após a missão em Lisboa, Maqueson e Rodney já se prepararam para uma nova empreitada. Eles integram o grupo de 10 artesãos do Acre que marcarão presença na 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do artesanato (Fenearte), que acontece em Olinda, Pernambuco. “Estou muito animado com a Fenearte. Após o evento, no dia 20 de julho, planejo preparar uma planilha com valores e fotos para enviar aos compradores internacionais”, revelou Rodney.
Fenearte: Um Grande Evento para o artesanato
A Fenearte 2023 promete ser um marco importante na promoção do artesanato acreano, reunindo mais de 5 mil artesãos e expositores de diversas partes do Brasil e do mundo. O evento ocupa o Centro de Convenções de Pernambuco e conta com cerca de 700 espaços para comercialização, distribuídos ao longo de 12 dias de programação.
Este evento destaca a crescente importância do artesanato do Acre no mercado internacional, conforme destacou Risoleta Queiroz, coordenadora do artesanato Acreano. “É extremamente positivo para o artesanato do Acre ter essa representatividade. Nesta edição da Fenearte, estamos com mais 10 artesãos selecionados através de edital estadual. É um orgulho para todos nós”, afirmou.
Os representantes acreanos incluem nomes como Vanusa da Silva Lima, Antônio Kleder Bezerra da Silva, Rodney Paiva Ramos, entre outros. A Fenearte é reconhecida como a maior feira de artesanato da América Latina e desde sua abertura, que ocorreu no dia 9, já espera receber cerca de 320 mil visitantes e movimentar mais de R$ 108 milhões em negócios até seu encerramento no dia 20.