O Artesanato Acreano em Ascensão
Muito mais que simples objetos de decoração ou presentes, o artesanato do Acre representa a identidade rica de seus criadores, que se dedicam a uma economia sustentável. Nos últimos tempos, essa arte tem ganhado reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior. No início de julho, dois talentosos artesãos acreanos marcaram presença na sua primeira missão coletiva no mercado europeu. Maqueson Pereira da Silva e Rodney Paiva Ramos foram selecionados entre mais de 600 candidatos de todo o país para integrar a Jornada Exportadora Lisboa – 2025.
Durante a intensa semana em Lisboa, os artesãos tiveram a oportunidade de se conectar com compradores de Portugal e de outros países europeus, como Alemanha, Reino Unido, Itália, França e Espanha. “A rodada de negócios foi um termômetro do cenário comercial em Portugal e na Europa”, ressaltou Maqueson Pereira, representante da Marchetaria do Acre, que possui uma trajetória de mais de 30 anos no setor. Ele expressou seu orgulho por estar entre as 100 maiores empresas de artesanato do Brasil, uma conquista que já se repetiu por cinco edições.
Rodney Paiva, da Biojoias Cores da Mata, também se mostrou otimista após as rodadas de negócios, revelando que quase 80% das empresas demonstraram interesse em suas criações. “Foi uma jornada exportadora extremamente produtiva. Estavam presentes 13 empresas, e 10 delas buscaram contato comigo. Dessas, quatro solicitaram a tabela de preços e se encantaram com a qualidade do meu trabalho, destacando o acabamento impecável das minhas peças”, compartilhou Rodney, visivelmente emocionado.
Próxima Parada: Fenearte em Olinda
Após a experiência em Lisboa, os artesãos do Acre já se preparam para um novo desafio. Eles fazem parte de um grupo de 10 representantes do artesanato acreano na 25ª edição da feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece em Olinda, Pernambuco.
“Estou ansioso para a Fenearte. Assim que retornar para Rio Branco em 20 de julho, organizarei uma planilha com valores e fotos para os compradores internacionais”, contou Rodney, que mal pode conter a empolgação em relação à feira. A Fenearte reunirá mais de 5 mil artesãos e expositores de diversos estados do Brasil e do exterior. Com cerca de 700 estandes, o evento promete movimentar o cenário do artesanato por 12 dias.
Esse evento representa mais uma importante oportunidade para o artesanato do Acre, que segue ganhando espaço no mercado internacional. Para Risoleta Queiroz, coordenadora do Artesanato Acreano, “é fundamental que o artesanato do Acre tenha visibilidade. A presença de 10 artesãos selecionados via edital estadual na Fenearte é motivo de celebração e reconhecimento para todos nós.”
O estande do Acre contará com representantes de todas as regiões do estado, entre eles Vanusa da Silva Lima, Antônio Kleder Bezerra da Silva, Rodney Paiva Ramos, Maria de Fátima Martins Taborga, Maria Barroso Moreira, Maqueson Pereira da Silva, José Rodrigues de Araújo (Dr. da Borracha), Francisco Ramalho Rodrigues e Márcia Silvia de Lima, além de membros da Associação de Artesãos do Vale do Juruá (Assavaj).