Preparativos para a Copa América em Quito
A seleção brasileira feminina de futebol deu início a sua jornada rumo à Copa América nesta quinta-feira (10), ao embarcar no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro com destino a Quito, no Equador. O torneio começa no próximo domingo (13), e a estreia da equipe está marcada para às 21h (horário de Brasília), quando enfrentará a Venezuela, com transmissão ao vivo pela TV Brasil.
Antes de estrear no Grupo B – que inclui também as seleções da Bolívia, Paraguai e Colômbia – as brasileiras terão um período de preparação em Quito, com treinos agendados para a sexta-feira (11) e sábado (12), às 18h, no Centro de Treinamento (CT) da LDU. Recentemente, a equipe passou seis dias intensivos treinando na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).
Abertura da Copa América e Expectativas
Com a abertura da Copa América originalmente prevista para sábado (12), a data foi antecipada para a noite desta sexta (11), conforme anunciado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). O jogo inaugural do torneio será entre Equador e Uruguai, pelo Grupo A, às 21h.
A seleção brasileira está em busca de seu nono título na Copa América. Este ano, o torneio conta com dez seleções, divididas em dois grupos de cinco equipes. O Grupo A reúne o Equador, Argentina, Chile, Peru e Uruguai, enquanto o Grupo B é composto por Brasil, Venezuela, Bolívia, Paraguai e Colômbia. Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão para as semifinais, que acontecerão nos dias 28 e 29 de julho, e a grande final está programada para o dia 2 de agosto.
Importância da Classificação para Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos
Vale ressaltar que quem chegar à final garantirá a vaga na próxima edição dos Jogos Olímpicos, que ocorrerão em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028. Além disso, o torneio distribuirá cinco vagas para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em 2027.
Historicamente, até a última edição realizada em 2022, na Colômbia, a Copa América também oferecia classificação para a Copa do Mundo. No entanto, pela primeira vez, as seleções deverão disputar eliminatórias para o Mundial Feminino de 2027, que será sediado no Brasil. Neste novo formato, duas vagas diretas e mais duas na repescagem estarão em disputa.
As expectativas são altas, e a pressão sobre as atletas é palpável. Um especialista que acompanhou a preparação da equipe comentou: “A expectativa é de que o Brasil mostre seu potencial e faça uma grande competição, principalmente pela tradição e força do futebol feminino no país.”
Com o apoio da torcida, a seleção busca não só vitórias, mas também o reconhecimento e a promoção do futebol feminino em âmbito internacional. O clima é de otimismo entre jogadoras e comissão técnica, que estão focadas e determinadas a trazer mais um troféu para casa.