Renault Boreal: O Novo Rival no Mercado de SUVs Médios
A Renault revelou, nesta quinta-feira (10), seu mais recente SUV de porte médio, o Boreal. Com um motor turbo eficiente, porta-malas espaçoso de 522 litros e uma central multimídia que conta com Google nativo, esse lançamento promete disputar o mercado com gigantes como o Jeep Compass, Ford Territory e Toyota Corolla Cross. Embora o preço ainda não tenha sido divulgado, o modelo está programado para ser lançado oficialmente no Brasil no final de 2025.
Esse lançamento global, que terá como ponto de partida o Brasil, reforça a relevância do país na estratégia internacional da Renault, ao mesmo tempo que adiciona um competidor ao segmento de utilitários esportivos que continua a se expandir no cenário nacional. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que os SUVs já representam mais de 53% das vendas no Brasil, superando qualquer outro tipo de veículo.
Com o Boreal, a Renault completa sua linha de SUVs. Atualmente, o Renault Kardian atua no segmento de entrada (categoria A), que também inclui modelos como o Fiat Pulse e o Volkswagen T-Cross. Por sua vez, o Duster ocupa o segmento B, competindo com veículos como o Jeep Renegade, Hyundai Creta e Novo Chevrolet Tracker.
Um SUV Espaçoso Voltado para o Conforto
O Boreal foi projetado para atender ao consumidor em busca de um SUV espaçoso e funcional dentro do segmento C. Embora seja um modelo global, sua fabricação estará voltada principalmente para mercados fora da Europa, onde a Renault já oferece outros modelos como o Bigster e o Koleos, mais voltados para o público europeu.
Produzido na planta de São José dos Pinhais, no Paraná, o Boreal terá seu destino em 17 países da América Latina, ampliando a presença da Renault na região.
Motorização e Desempenho
O Boreal é equipado com um motor 1.3 turbo de quatro cilindros, que também é utilizado no Duster e na picape Oroch. Com uma potência de 163 cv e torque de 27,5 kgfm, o modelo mostra-se competitivo, embora rivalize com o Jeep Compass, que possui um motor similar, mas com 176 cv de potência. O Toyota Corolla Cross se destaca com um motor aspirado 2.0 que oferece 177 cv, mantendo-se como o líder de potência na categoria.
É interessante notar que, embora o Boreal apresente um bom desempenho, o mesmo motor no Duster e na Oroch ainda precisa ser avaliado em contextos diferentes. O g1 ainda não teve a oportunidade de testar o carro, mas comparações com o Ford Territory, que oferece 169 cv e 25,5 kgfm de torque, indicam que o desempenho pode ser satisfatório, principalmente para viagens familiares, ainda que um pouco tímido em ultrapassagens com o carro cheio.
A transmissão do Boreal é automatizada, de dupla embreagem, com seis marchas, algo que promete oferecer trocas rápidas e eficientes, equilibrando esportividade e economia de combustível.
Espaço Interno e Capacidade do Porta-malas
Com 4,56 m de comprimento e um entre-eixos de 2,70 m, o Boreal tem um espaço interno generoso, embora não tão amplo quanto o do Territory. O destaque fica por conta do porta-malas, que com 522 litros, supera não apenas o do Territory, mas também dos rivais Corolla Cross e Compass.
Esse aproveitamento eficiente do espaço se deve à plataforma modular RGMP da Renault, que também serve de base para outros modelos, como o Kardian. Além disso, a Renault planeja lançar o Niagara, um modelo ainda maior que o Boreal, embora a data de lançamento no Brasil ainda não tenha sido confirmada.
Acabamento e Tecnologia Inovadora
O interior do Boreal apresenta uma combinação de conforto e tecnologia. Embora o acabamento das portas traseiras utilize muito plástico, as portas dianteiras oferecem materiais mais refinados. A central multimídia se destaca com o sistema Google Automotive nativo, permitindo a instalação de mais de cem aplicativos diretamente na tela. Essa funcionalidade libera o motorista da necessidade de utilizar o celular ou sistemas como Android Auto e Apple CarPlay.
Além disso, o Boreal possui um painel de instrumentos personalizável de 10 polegadas, que pode exibir informações chave como navegação e dados de desempenho. O veículo também é equipado com tecnologia de som Harman Kardon e um pacote completo de assistências à condução (ADAS), oferecendo recursos como piloto automático adaptativo e câmeras 360º.
Expectativas para o Mercado
Com o lançamento previsto para o último trimestre de 2025, o Boreal possui um potencial significativo no setor de SUVs, embora o mercado atual da Renault no Brasil enfrente desafios, com vendas modestas. Para competir efetivamente, a Renault precisará posicionar o Boreal em uma faixa de preço competitiva, que deve variar entre R$ 180 mil e R$ 220 mil, de forma a atrair consumidores e se afirmar como uma opção viável contra concorrentes estabelecidos.
O sucesso do Boreal dependerá não apenas de suas especificações, mas também da estratégia de preços e do apelo que conseguir gerar entre os consumidores em um mercado que já apresenta um grande leque de opções. Ao lançar um SUV médio com bom custo-benefício, a Renault terá a oportunidade de se consolidar em um segmento tão competitivo.